O comunicado divulgado pela Oracle nessa quarta-feira, 27, sobre a morte do plugin Java, deixou muita gente confusa com a possibilidade do fim da linguagem de programação que leva o mesmo nome.

Na verdade, o que será descontinuado é o plugin, que durante muito tempo permitiu aos desenvolvedores disponibilizar pequenos aplicativos em páginas da Web. O plugin chegou a ser bastante utilizado há alguns anos por sites de bancos, por exemplo, mas vem sendo desativado pelos principais navegadores nos últimos meses.

publicidade

Por que isso acontece?
Desde que foi lançado, em 1995, o plugin Java enfrenta uma série de críticas de especialistas em segurança. A empresa de segurança Karspersky chegou até a afirmar que o plugin foi responsável por metade de todos os ciberataques realizados em 2012. E, apesar das broncas, os problemas continuaram. No ano passado, hackers exploraram uma vulnerabilidade no plugin para tentar infectar sistemas de países membros da OTAN.

Assim, a partir do JDK 9 – kit de desenvolvimento Java – o plugin virá desativado. De acordo com a Oracle, as mudanças entram em vigor a partir do ano que vem.

publicidade

Confira as polêmicas que rondam o Java: