Bancos americanos estão atualizando seus caixas eletrônicos para que os clientes possam aposentar os cartões de plástico. O JPMorgan, que é dono das ATMs da Chase, informou que até o fim do ano máquinas atualizadas permitirão que o acesso seja feito por meio de códigos gerados em aplicativos para smartphone.

De acordo com o Engadget, uma segunda etapa de atualização prevê a adoção de NFC, possibilitando que os clientes usem serviços como Apple Pay e Samsung Pay – o que abre a possibilidade de usar até relógios durante as transações.

O Bank of America e o Wells Fargo caminham em direção semelhante, segundo o TechCrunch, e ambas falam sobre integração pelo menos com Apple Pay. A atualização do Bank of America será liberada em fevereiro no Vale do Silício, em São Francisco, Charlotte, Nova York e Boston, com outros lugares sendo incluídos a partir do meio do ano.

Os cartões não serão totalmente substituídos, a ideia é criar mais uma possibilidade de acesso por meio de dispositivos que estão o tempo todo com os clientes. No Brasil alguns bancos já permitem que os clientes efetuem transações sem cartão, usando biometria; o Banco do Brasil, entretanto, possui um serviço chamado Saque Sem, pelo qual é possível fazer saques usando um código mostrado no celular.