De acordo com uma matéria do Financial Times, a Nintendo está mais uma vez interessada em explorar as possibilidades da tecnologia de realidade virtual para games. Segundo o site a empresa está realizando pesquisas na área mas não tem planos para lançar um produto específico no futuro próximo.

Nos seus recém-divulgados resultados trimestrais, o presidente da empresa, Tatsumi Kimishima, chegou a se referir à realidade virtual como uma “tecnologia interessante”. A empresa não deu mais detalhes sobre suas pesquisas sobre a tecnologia, no entanto.

Curiosamente, a Nintendo foi uma das primeiras empresas a lançar qualquer produto com qualquer viés de realidade virtual. Em 1995, ela lançou o Virtual Boy, um console focado nessa tecnologia composto por um óculos com slot para cartucho e um controle acoplado.

O console, no entanto, foi um fracasso comercial por conta do seu preço elevado, seu display monocromático e uma tendência a provocar enjôo e dores de cabeça em alguns usuários. Apenas 770 mil unidades do console foram vendidas ao todo (o Wii U, em comparação, já vendeu mais de quinze vezes esse número). 

publicidade

O mais provável, no entanto, é que um produto da Nintendo voltado para realidade virtual leve ainda alguns anos para chegar. Atualmente, a empresa está envolvida com seu novo console, o Nintendo NX (que deve ser anunciado ainda em 2016) e em desenvolver jogos para smartphones.

O Olhar Digital já fez um vídeo sobre o Virtual Boy. Confira-o abaixo: