Começou na manhã desta terça-feira, 2, o 1º Hackathon Guru Eletrônico realizado pelo Olhar Digital e a Universidade Mackenzie, com apoio técnico da IBM. Os participantes começaram a se reunir às 9h na sede da universidade em São Paulo (SP), onde foram recebidos com um café da manhã e a apresentação do evento.

O professor Vivaldo José Breternitz deu início aos trabalhos introduzindo Marisa Silva, apresentadora e editora-executiva do Olhar Digital, que agradeceu ao Mackenzie e à IBM pela parceria, além da presença dos participantes. “Teremos três vencedores, mas todos vocês, só por estarem aqui, já fazem a diferença”, disse. “Estamos muito curiosos para saber o que vai acontecer nesses dois dias.”

publicidade

Reprodução

Em seguida foi a vez de Wharrysson Lacerda, fundador e publisher do Olhar Digital, dar as boas-vindas. Segundo ele, a importância do Hackathon Guru Eletrônico está no potencial democratizador do desenvolvimento de sistemas. “A gente quer que a tecnologia deixe de ficar dentro de uma caixa, deixe de ser restrita a poucos. Para o nosso país, é importante que a tecnologia alcance o maior número de pessoas.”

publicidade

Jose Luis Spagnuolo, CTO da IBM Brasil, também agradeceu a presença dos participantes e lembrou as realizações da empresa em toda a sua história. “Precisamos fomentar a criatividade e a inovação. E vocês são a nova geração”, afirmou. Em seguida, Sérgio Gama, líder de tecnologia em cloud da IBM, apresentou os fudamentos da ferramenta Bluemix que os competidores usarão para desenvolver seus aplicativos.

As equipes então se dividiram e começaram a discutir suas ideias para os respectivos projetos, dando início à maratona. Os participantes terão que desenvolver um aplicativo de compras que seja capaz de conversar com o usuário pela internet para entender o seu perfil e necessidade (usando o sistema de computação cognitiva Watson) e retornar ao cliente três ou quatro sugestões de compra, explicando ainda como as decisões foram baseadas nas respostas dos usuários.

publicidade

O Hackathon Guru Eletrônico termina na noite da próxima quarta-feira, 3, quando serão conhecidos os vencedores. Clique aqui para conhecer os jurados.