A imprensa internacional repercutiu uma recente fala de Damian Tay, gerente de produtos da BlackBerry, na última terça-feira, 2. Segundo o executivo, a empresa pretende não mais usar seu próprio sistema operacional, o BlackBerry 10, em futuros lançamentos, mas continuar apenas com o Android. Em comunicado oficial, a companhia negou a informação.

Segundo a assessoria de comunicação da BlackBerry, o tom dado à fala de Tay “está incorreto”. Em nota, a empresa diz que ainda mantém sua dedicação ao sistema BB10, mesmo após o lançamento do Priv, seu primeiro smartphone com sistema Android. “Queremos reafirmar nosso contínuo comprometimento à plataforma BlackBerry 10 e sua liderança na indústria em benefícios de segurança”, disse a empresa.

“Como já dissemos antes, consumidores e empresas que usam nossos aparelhos com sistema BlackBerry 10, como o Passport, o Classic e outros, podem esperar por múltiplas atualizações em segurança e privacidade ao longo de 2016”, diz ainda a companhia. De todo modo, o comunicado não chega a contradizer completamente as declarações de Damian Tay.

“O Priv foi, essencialmente, nossa transição para o ecossistema Android”, teria dito o executivo, segundo o site Venture Beat. “Assim que nós garantirmos a segurança do Android, dentro de um certo período de tempo, nós não teremos duas plataformas, e deveremos manter apenas o Android como plataforma. O futuro é mesmo Android”. Sendo assim, a nota da BlackBerry de fato reafirma o comprometimento da empresa com atualizações para o BB10 durante o ano de 2016, mas não diz nada a respeito de futuros lançamentos.