Durante anos, a principal diferença entre o Twitter e o Facebook, além do limite de 140 caracteres por postagem (que pode desaparecer), é o modo como as notícias surgem na linha do tempo do usuário. Enquanto a rede social de Mark Zuckerberg dá prioridade aos posts mais populares, mostrando no topo da página aqueles com mais engajamento, o microblog exibe as postagens em ordem cronológica. Mas isso pode estar prestes a mudar.

A partir desta quarta-feira, 10, o Twitter estreia uma nova opção que o deixa mais parecido com o Facebook, mostrando os posts por ordem de popularidade, e não mais em ordem cronológica. A novidade já havia sido vazada no início da semana, motivando protestos dos usuários, mas nem mesmo a hashtag #RIPTwitter (“descanse em paz, Twitter”) foi suficiente para impedir a mudança.

publicidade

Na prática, a rede social mostrará os tweets mais populares no topo do feed, assim que o usuário se conectar. Logo abaixo, o Twitter promete continuar mostrando os posts em ordem cronológica, como sempre. A função parece a mesma que a caixa “Enquanto você esteve ausente” tem exercido nos últimos meses, mas agora em primeiro plano na timeline.

A princípio, os usuários ainda podem escolher manter seu feed de notícias por ordem cronológica se quiserem – opção que o Facebook também oferece. No entanto, com a constante queda no valor das ações da empresa e os esforços para atrair anunciantes, é possível que a timeline guiada por algoritmo acabe se tornando o padrão da rede social caso se torne mais rentável.

publicidade

A justificativa do Twitter para a mudança se resume em praticidade. “Você segue centenas de pessoas no Twitter – talvez milhares – e quando você abre o Twitter, você pode sentir que talvez tenha perdido alguns dos posts mais importantes. […] Já percebemos que as pessoas que usam esse novo recurso tendem a tuitar mais e compartilhar mais, criando mais comentários em tempo real e conversas, o que é ótimo para todos.”

Para escolher como você quer visualizar sua timeline no Twitter a partir de agora, basta ir até a página de configurações do aplicativo ou do website e desmarcar a opção “Mostrar os melhores Tweets primeiro” desativando o algoritmo.