Toda fabricante de smartphones coloca em seus produtos recursos exclusivos que a concorrência não possui. Trata-se de uma forma saudável de incentivar a inovação no mercado enquanto as empresas oferecem opções para o consumidor, especialmente quando esse mercado parece saturado de dispositivos muito parecidos entre si.

Na última quarta-feira, 10, mostramos para você alguns dos recursos que apenas os donos de celulares da Samsung têm acesso. Nesta quinta, 11, porém, é a vez dos usuários de iPhone, da Apple, descobrirem seis funções que talvez não saibam que seus smartphones são capazes de executar. Todos os recursos da lista estão disponíveis no iOS 9 e podem ser habilitados ou desabilitados no painel de configurações do aparelho.

1 – Agite para desfazer

publicidade

Corrigir um erro de digitação no celular pode ser um processo, no mínimo, tedioso para a maioria dos usuários. No iPhone, porém, você não precisa selecionar o trecho com o delicado toque dos dedos ou pressionar repetidamente o botão “backspace” para apagar o texto de uma mensagem. Basta, literalmente, chacoalhar o smartphone e a opção “Desfazer” entra em cena.

2 – Vibrações personalizadas

Normalmente, o padrão de vibração de um smartphone é determinado pela fabricante e não pode ser mudado. A Apple, no entanto, permite que o dono de um iPhone gerencie manualmente o ritmo de vibração de seu aparelho – e até crie toques personalizados para cada contato com apenas alguns “cliques” sobre a tela. Você encontra essa função dentro das opções de ringtone do smartphone.

3 – Corretor automático inteligente

Reprodução 

O corretor automático do iPhone é capaz de aprender com os hábitos de escrita do usuário, mesmo que este nem sempre faça questão de seguir as regras da língua portuguesa à risca. O dono de um celular da Apple pode cadastrar manualmente o texto que representa suas expressões mais comuns, tornando a digitação mais rápida. Por exemplo: você pode configurar o iPhone para corrigir a sigla “JEC” com as palavras “já estou chegando”. Caso você esteja em uma situação complicada e não possa digitar a mensagem inteira do modo apropriado, o iPhone faz isso por você.

4 – Mudar a voz da Siri

Reprodução

A assistente virtual da Apple é certamente uma atração à parte no iPhone. Mas embora seja reconhecido como “ela”, o software não é humano e pode ter seu gênero alterado. Nas configurações do sistema, o usuário pode dar uma voz masculina ao seu smartphone – e reverter o processo também a qualquer momento. Detalhe: em português, a Siri só fala com voz feminina.

5 – Controlar o celular com a cabeça

As opções de acessibilidade do iPhone também permitem que o usuário navegue por toda a interface sem precisar tocar na tela – com exceção, é claro, de certos comandos em aplicativos específicos. A câmera do celular da Apple pode reconhecer os movimentos da cabeça do usuário, e usá-los para deslizar de um lado a outro pelos menus do celular. Para ativar o recurso, basta acessar as Configurações, na guia de Acessibilidade.

6 – Tirar fotos enquanto grava vídeos

Reprodução 

Já esteve no meio da gravação de um vídeo e percebeu que aquela cena poderia ser melhor registrada como uma foto congelada? A Apple se preparou para essa possibilidade, e por isso permite que o usuário tire fotos ao mesmo tempo que realiza uma filmagem com a câmera do iPhone. Basta tocar no ícone de fotografia ao lado do disparador da câmera enquanto esta estiver gravando.