Algumas pessoas podem fazer confusão com as diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada. Enquanto a primeira sugere que o usuário seja “transportado” para um ambiente digital, normalmente usando um visor como o Oculus Rift, a segunda propõe o oposto: que o ambiente digital seja expandido para o mundo real.

Desse modo, um simples smartphone pode ser usado para acessar todo o conteúdo virtual de um estabelecimento ou cenário, descobrir informações sobre um produto fotografando o código de barras ou até fazendo as imagens de um livro colorido ganharem vida dentro da tela do celular. Pensando nisso, selecionamos seis aplicativos que podem trazer essa experiência ao seu cotidiano.

1 – Ingress (Android, iOS – Grátis)

publicidade

Este popular game da Niantic Labs, uma desenvolvedora do Google, transforma endereços reais na sua cidade em pontos de interesse em uma trama de ficção científica. Na história, seu objetivo é aliar-se a um dos grupos que tenta descobrir a origem e o propósito de uma “energia misteriosa” detectada na Terra. O celular usa sua localização por GPS para apontar onde e como coletar pontos e realizar missões para a sua jornada.

2 – Yelp (Android, iOS, Windows Phone – Grátis)

Reprodução

O Yelp é conhecido por oferecer dicas de estabelecimentos, restaurantes e outros pontos de interesse no mapa ao redor do usuário. Porém, nem todo mundo sabe que ele também possui um recurso de realidade aumentada. Com a função “Localizador”, o app usa a câmera do smartphone para sobrepor as imagens, digamos, de um bar, com as avaliações dos usuários.

3 – ZooKazam (Android, iOS – Grátis)

Reprodução

Uma das principais aplicações da realidade aumentada é na educação de crianças e adolescentes. Uma maneira de entreter e ensinar os filhos sobre o reino animal é com este aplicativo que “gera” animais em miniatura e em 3D. Basta imprimir um dos “alvos” sugeridos pelo ZooKazam e apontar a câmera para ele, interagindo assim com insetos, dinossauros e animais silvestres gerados por computação gráfica.

4 – Google Goggles (Android – Grátis)

Reprodução

É comum nos depararmos com algum monumento, obra de arte ou objeto curioso e pensarmos em como seria interessante pesquisar aquilo no Google em imagens, e não em palavras, a qualquer momento. Essa é a proposta do Google Goggles, que permite ao usuário fazer pesquisas na web apontando a câmera para o objeto de interesse e recebendo a resposta instantaneamente.

5 – Star Chart (Android, iOS, Windows Phone – Grátis)

Reprodução

Em tempos de poluição (ambiental, visual e sonora), é cada vez mais difícil visualizar as constelações determinadas por nossos antepassados ao olharem para as estrelas no céu. Especialmente se você estiver em um grande centro urbano. Com o Star Chart, porém, o smartphone mostra para você informações sobre os pontos luminosos no espaço apenas usando a câmera.

6 – Barcode Scanner (Android – Grátis)

Reprodução

A tecnologia permite que qualquer consumidor carregue um leitor de código de barras dentro do bolso. E essa é justamente a proposta do Barcode Scanner, um app que identifica preço, fabricante e outras informações importantes sobre qualquer produto desde que o usuário mantenha a câmera apontada para a sua identificação. O aplicativo também funciona como um leitor de QR Code e tem código aberto, o que significa que você pode encontrar versões semelhantes (não-oficiais) para iPhone e Windows Phone também.