Toda fabricante de smartphones coloca em seus produtos recursos exclusivos que a concorrência, geralmente, não possui. Trata-se de uma forma saudável de incentivar a inovação no mercado enquanto as empresas oferecem opções para o consumidor, especialmente quando esse mercado parece saturado de dispositivos muito parecidos entre si.

Na última semana, iniciamos uma série aqui no Olhar Digital com dicas para os usuários aproveitarem ao máximo os recursos de seus smartphones. Falamos sobre Samsung, Apple e Windows Phone, e nesta segunda-feira, 15, você confere seis sugestões de funções que todo dono de um celular da Motorola deve conhecer.

1 – Tire fotos em sequência

Reprodução

publicidade

Um dos diferenciais do software que administra a câmera da Motorola é o fato de que o usuário pode tocar em qualquer lugar da tela para registrar uma imagem. O que muitos usuários não sabem, porém, é que é possível registrar diversas fotos em sequência. Basta manter o dedo pressionando a tela.

2 – Digite sem soltar o teclado

Reprodução

Quem já usou um smartphone com teclado físico certamente sente falta da segurança que aqueles modelos traziam à digitação de textos e mensagens. No entanto, o teclado do Android quase puro que acompanha os aparelhos da Motorola não precisa ser usado do modo tradicional, com uma tecla pressionada após a outra. Você também pode apenas deslizar o dedo por sobre os caracteres que quiser digitar e deixar que o sistema escreva cada palavra. Apenas “solte” o teclado quando quiser inserir um espaço. O recurso não só permite uma digitação mais veloz como também diminui a incidência de erros.

3 – Economize a bateria

Reprodução 

Ficar sem carga em um momento delicado é um dos grandes dramas cotidianos desse mundo moderno e conectado. Os aparelhos da Motorola possuem um modo de economia de bateria que corta recursos desnecessários, como animações e apps de segundo plano, para que o usuário possa respirar um pouco mais aliviado num momento de aperto. Basta acessar o painel de configurações, tocar sobre o ícone da bateria, acessar as opções extras e selecionar “Economia de bateria”. Marque o interruptor como ativado e pronto. É possível também determinar quando o aparelho deve entrar nesse modo automaticamente, se for preciso.

4 – Defina padrões de comportamento

Reprodução

Além do Google Now, assistente virtual padrão do Google, a Motorola tem seu próprio (protótipo) de assistente virtual embutido em seus smartphones. O Motorola Assist é um app pré-instalado que permite definir padrões de comportamento em certas situações. O celular pode atender ligações em viva-voz quando o usuário estiver dirigindo ou mesmo silenciá-lo durante reuniões, por exemplo. O Assist pode até aprender diariamente “observando” os seus hábitos.

5 – Ative a tela sem tocar no aparelho

Alguns dos modelos da Motorola usam de maneira inteligente o sensor de proximidade que quase todo smartphone possui. É este sensor que desliga a tela quando você leva o celular à orelha durante uma ligação. Se você é dono de um Moto X ou Moto E, pode ativar a tela do aparelho aproximando a mão do aparelho com um gesto para o lado. Se o recurso não estiver funcionando por padrão, ative-o usando o app Motorola Assist.

6 – Agite para usar a lanterna

Outro sensor bem usado pelos smartphones da Motorola é giroscópío, que interpreta os movimentos feitos pelo aparelho para ativar certas funções (como girar a tela em modo retrato ou paisagem, por exemplo). No Moto X, você também pode chacoalhar o celular para ter acesso rápido à lanterna, sem precisar ativar a tela e desbloquar o sistema para isso.