Street Fighter V chegou às lojas brasileiras nesta terça-feira, 16, pronto para fazer concorrência aos outros jogos de luta do mercado. O título é um dos queridinhos dos gamers de gerações anteriores que passaram noites em claro tentando vencer as batalhas contra adversários que lutavam os mais variados estilos marciais.

Street Fighter (1987)

O primeiro jogo da série foi lançado em 1987 para Arcade e não teve lá grande destaque. A versão já trazia Ryu e Ken batendo forte em seus inimigos com golpes como Hadouken, Shoryuken e o Tatsumaki Senpuukyaku. O último inimigo do game é o gigante tailandês Sagat.

Reprodução

publicidade

Street Fighter II (1991)

Quatro anos depois de sua estreia no mundo dos games, SF ganhou uma segunda versão e essa sim estourou de vez nos flipers do mundo todo. O game introduziu diversos personagens que imortalizaram o jogo como um dos melhores do quesito até hoje, entre eles Blanka, Chun-Li, Guille, Dhalsim, Zangief, Honda, Balrog, Vega e Bison.

Outro fator que ajudou a aumentar a popularidade do game é que ele ganhou diversas novas versões com novos lutadores (Cammy, Akuma, Fei Long, T. Hawk e Dee Jay), golpes, velocidade alterada e, principalmente, compatibilidade com outros consoles. Entre eles, 3DO, Amiga, Game Boy Advance, Super Nintendo, Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Dreamcast, Master System, Sega Saturn, Mega Drive e Xbox 360.

Outra curiosidade interessante foi a inclusão de estágios bônus em que o lutador tinha alguns segundos para destruir um carro ou diversos barris para aumentar a pontuação de sua campanha.

Reprodução 

Street Fighter Alpha ou Street Fighter Zero (1995)

Lançado em 1995 para Arcade, a novidade ganhou versões para Playstation, Playstation 2, Sega Saturn, Game Boy Color, PC e até mesmo para o brasileiro Zeebo. O game também trouxe de volta os personagens Birdie e Adon que não eram jogáveis no primeiro jogo da série.
 

Street Fighter III (1997)

SF III chega em 1997 para Arcade e, depois do lançamento do console, para Dreamcast. O game não repetiu o sucesso do segundo jogo da série, principalmente por não ter quase todos os personagens do jogo anterior, somente Ryu e Ken foram inseridos na primeira versão de SF III.

A exemplo de Street Fighter II, o jogo também ganhou versões subsequentes com compatibilidade para novos consoles e com melhorias gráficas e novos golpes e lutadores, inclusive com a volta de Chun-Li e Akuma.

Reprodução 

Street Fighter IV (2010)

Mais de uma década depois do terceiro jogo oficial, a Capcom apostou no Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS para receber a sequência de pancadaria entre Ryu e cia. A inclusão no console da Nintendo fez com que SF IV fosse um dos primeiros jogos com recursos 3D do mercado.

Novos personagens como Abel, Viper e Seth foram inclusos no jogo que já contava com os 20 lutadores, entre eles Chun-Li, Ken, Blanka, Honda, Dhalsim, Sagat e outros que fizeram sucesso em SF II.

Reprodução

 

Crossovers

Além dos quatro jogos da série (e de suas diversas readaptações), alguns crossovers misturando personagens de dois ou mais universos foram feitos. Os principais incluíam personagens da Marvel e do game Tekken. Era possível escolher dois lutadores nesses jogos e executar combos em que o lutador “reserva” entrava no meio da luta para ajudar em um golpe poderoso. Conheça as principais:

X-Men vs. Street Fighter (1996): Cyclops, Gambit, Vampira, Tempestada, Wolverine e outros lutavam contra os principais personagens da série da Capcom. Ao todo eram 18 lutadores, sendo três secretos. Disponível para Sega Saturn, Arcade e Playstation.

Marvel vs. Street Fighter (1997): 19 lutadores duelavam entre si, entre eles a inclusão do Homem Aranha, Hulk, Capitão América, Cyber Akuma. Além deles, outros seis personagens secretos podiam ser desbloqueados. Disponível para Sega Saturn, Arcade e Playstation.

Street Fighter vs. Tekken (2012): Disponível para Playstation 3, Xbox 360, PS Vita, PC e IOS. O game traz 38 personagens principais incluindo Yoshimitsu, Marshall Law, Hwoarang, Kuma, Jin, entre outros.

Street Fighter vs. Mega Man (2012): Lançado gratuitamente para PC em comemoração do aniversário de 25 anos herói do canhão azul, trazia oito personagens além de cinco chefes. Apenas Mega Man, Rush e Beat são novidades no jogo.