Um dia após ser lançado e anunciado por 254 rupias, ou cerca de R$ 14 reais, o smartphone Freedom 251, da indiana Ringing Bells, teve suas vendas paralisadas. Considerado o celular mais barato do mundo, ainda mais por ser um smartphone, o aparelho causou furor nas redes sociais pelo preço extremamente baixo.

A agitação foi tão grande que o site da empresa recebeu cerca de 600 mil visitas por segundo, de acordo com a própria página da empresa. Segundo a companhia, os servidores não suportaram a gigantesca quantidade de acessos, o que fez com que Ringing Bells tivesse que interromper as vendas.

A previsão de retorno à normalidade é de 24 horas. “Nós humildemente afirmamos, portanto, que realizamos uma pausa para atualizar o serviço, que voltará dentro ou antes de 24 horas. Mais uma vez os nossos respeitosos agradecimentos e gratidão por seu apoio e paciência. Esperamos seu retorno”, pede a empresa.

Apesar de barato, o smartphone não é um grande telefone em termos de potência. Em testes de benchmark realizados pelo site indiano BGR, o aparelho obteve apenas 918 pontos, muito menos do que os 4.108 do Galaxy S6, da Samsung. O processador é de 1.3 GHz.