EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Nokia vai demonstrar, pela primeira vez, como deve funcionar o 5G em um hardware comercial. Nesta edição do Mobile World Congress, que acontece na semana que vem em Barcelona, a empresa vai explicar como o acesso AirScale via rádio, já disponível comercialmente, é capaz de suportar a tecnologia 5G. 

Segundo a Nokia, a partir de 2017 as operadoras poderão realizar lançamentos em 5G, com menor custo. Além disso, será possível migrar de infraestrutura antes do lançamento dos serviços integrais da tecnologia.

publicidade

Como funciona?

O sistema de acesso 5G da Nokia abrange uma série de reservas de espectro, capazes de fornecer 20Gbps em cmWave e 15Gbps em mmWave, liberando o potencial de novas frequências para acesso wireless multi-Gbps.

“Esta é a primeira demonstração na indústria de como o 5G irá funcionar na prática, indo além dos sistemas experimentais anteriores. Trata-se de um avanço importante, pois significa que o 5G não é mais uma visão distante. Os operadores agora podem investir com confiança em equipamentos de rede que suportarão tanto as tecnologias existentes quanto o 5G, quando esta estiver padronizada”, afirma Houssein Moiin, CTO da Nokia Mobile.