A realidade virtual é oficialmente o grande tema do momento em tecnologia. Vários modelos de visores estão chegando ao mercado em breve; alguns deles se apoiam nos PCs, como é o caso do Oculus Rift, enquanto outros dependem do celular, como o Gear VR.

Independente de qual plataforma você adotar, é necessário ter um bom suporte. Quem quiser aproveitar a tecnologia VR para smartphones precisa ter um aparelho de respeito, e quem quiser fazê-lo em computadores precisa ter uma máquina capaz de aguentar o tranco. Mas como saber se o seu PC é potente o bastante?

É aí que entra a Valve, a empresa responsável pelo Steam. Ela lançou o SteamVR Performance Test, que é feito para calcular se o seu computador é capaz de atender às necessidades de uma plataforma de realidade virtual como o SteamVR, da própria Valve.

São 2 minutos com uma sequência renderizada em 3D no formato de realidade virtual. Após o teste, o software coleta os dados para determinar se o seu PC é capaz de executar conteúdo em VR na taxa de 90 quadros por segundo e se a máquina é capaz de apresentar um bom nível de fidelidade visual.

publicidade

Se o seu computador não atende os requisitos mínimos, o software também ajuda a determinar qual é o problema. Isso ajuda a entender se o fator limitador é o processador, a placa de vídeo ou ambos.

Então, se você estiver se preparando para um futuro de realidade virtual em jogos, ou simplesmente quer saber o poder do seu computador, é uma boa dar uma olhada na ferramenta da Valve neste link.