O Facebook conta hoje com mais de 13 mil funcionários, espalhados por 64 escritórios ao redor do mundo. Mas para ter “o melhor emprego dos Estados Unidos” (segundo essa pesquisa), o candidato deve responder uma pergunta bem específica e, segundo Miranda Kalinowski, chefe global de recrutamento da empresa, a mais difícil do processo seletivo.

A pergunta não é feita em todas as entrevistas, mas é uma das “favoritas” entre os recrutadores: “No seu melhor dia no trabalho – o dia em que você volta para casa e pensa que você tem o melhor emprego do mundo – o que você teria feito nesse dia?”. De acordo com Miranda, essa é a questão que, muitas vezes, determina quem entra e quem é descartado pelo Facebook.

Quando essa pergunta é feita a um candidato, a ideia é que ele seja totalmente sincero quanto ao que o motiva, o que o faz sentir orgulho e lhe dá um propósito. Segundo Miranda, a resposta do candidato é crucial para saber se ele a empresa compartilham dos mesmos ideais, valores e objetivos. No caso do Facebook, o ideal é “dar poder às pessoas para compartilhar e tornar o mundo um lugar mais aberto e conectado”.

A filosofia do Facebook é a de explorar o potencial dos funcionários nas funções em que eles se sentem melhor, e não forçá-los a se adequar a uma posição onde eles não se veem eficientes. “As pessoas querem causar um impacto”, disse Lori Goler, vice-presidente de recursos humanos da empresa, em entrevista ao site Business Insider. “Eles querem ter certeza de que o trabalho deles importa.”