A habilidade de hackers para invadir sistemas parece não ter limites. O novo feito dos grupos que atuam na internet foi conseguir controlar partes do sistema do Nissan Leaf, carro elétrico japonês. 

De acordo com o The Guardian, os invasores conseguiram ter acesso aos comandos de ar-condicionado e também ao histórico de corridas do veículo que fica armazenado no GPS integrado. A vulnerabilidade deu-se por conta do aplicativo NissanConnect EV que funciona como climatizador e computador de bordo.

publicidade

Segundo o portal, as comunicações do app não são autenticadas e qualquer pessoa poderia ter esse tipo de controle utilizando a internet e apenas preenchendo o número de identificação do veículo (VIN) que é único em cada carro. No entanto, a sequência de algarismos tem apenas cinco números que são alterados em cada automóvel e que podem ser vistos facilmente por pessoas que estão fora do carro.

Apesar de surpreendente, esse não foi o primeiro caso de veículo controlado remotamente por terceiros. Em setembro de 2015, o The Guardian informou que um Jeep Chrysler podia ser dirigido por um hacker que conseguia acelerar e também controlar a direção do alvo. A fabricante, inclusive, pediu recall de oito mil unidades do carro devido ao problema.