As pessoas que circulam pela cidade de Londres logo ganharão a companhia de um pequeno robô sobre rodas. A empresa Starship Technologies está pronta para colocar em teste os seus robôs para entregas, mas ainda depende de aprovação para colocá-los de fato em circulação.

O robozinho sem nome consegue transportar uma carga de até 9 quilos de forma autônoma, guiando-se pelo seu GPS e internet 3G. Com sensores, ele também consegue desviar de pessoas e outros obstáculos que possa encontrar pelo caminho, para que ele consiga chegar ao seu destino. Também há um operador na central para assumir o controle quando e se for necessário.

publicidade

Ele foi projetado para fazer entregas a uma distância de até 30 minutos de sua base (não foi detalhada a distância máxima, apenas o tempo). Apesar dessa restrição de distância, a bateria é capaz de aguentar até duas horas de viagem.

Você pode estar se questionando sobre a segurança do robô, já que ele precisa andar pelas ruas sozinho carregando cargas que podem ser valiosas. A empresa também pensou nisso. A tampa só é destrancada quando o robô chega ao seu destino final. Além disso, ele é equipado com câmeras, microfones e alto-falantes, para que um operador possa avisar que aquele robô está sendo monitorado. Por ser equipado com internet e GPS, também não é difícil rastreá-lo, bem como fotografar o ladrão.

publicidade

A ideia do robô entregador é parte de um projeto da cidade de Londres, que investe 25 milhões de libras (cerca de R$ 137 milhões) no conceito de Cidades Inteligentes. A expectativa é que a aprovação do robô não demore, e os testes devem começar assim que ela sair.

Via The Next Web