Usar a energia gasta pelas atividades físicas do corpo humano no carregamento de aparelhos eletrônicos não é novidade. Porém, cientistas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, desenvolveram uma nova maneira de cultivar essa energia de modo natural no cotidiano dos usuários: pela sola do sapato.

O sistema desenvolvido pelos engenheiros Tom Krupenkin e J. Ashley Taylor poderia ser inserido sob o calçado de qualquer pessoa, coletar energia cinética através da caminhada do usuário e transformá-la em energia elétrica. Em seguida, basta conectar o celular por uma entrada USB ou guardar a bateria extra para abastecer o smartphone mais tarde.

Em testes, os cientistas conseguiram gerar 10 watts de potência, suficientes para acender uma lanterna de LED e até carregar o celular durante uma caminhada. Krupenkin também acredita que, em breve, a tecnologia poderá gerar até 10 kilowatts de potência. Com a invenção, os pesquisadores acreditam ser possível beneficiar populações em locais isolados do mundo onde há pouco acesso à energia.

Via Wall Street Journal