Depois de cinco anos de funcionamento, o Google decidiu que o site de tecnologia 9to5Google, focado em notícias sobre a empresa, estava violando os direitos de uso da marca ao utilizar o seu nome.

Por volta do meio-dia da última quarta-feira, 24, o Google passou a impedir que a página utilizasse a ferramenta AdSense, um serviço de anúncios. Após entrar em contato com a empresa, o 9to5Google foi informado que o nome da marca estava sendo usado indevidamente.

“A Equipe de Políticas Públicas da Google decidiu que, após 5 anos de publicação sob o nome 9to5Google, estamos violando sua marca registrada. Claro que estamos no Google+, News, App, anúncios e tudo mais no Google como 9to5Google, mas acho que algo mudou”, publicou o site.

Confusão 

publicidade

Por e-mail, um representante da companhia informou ao 9to5Google que a equipe do AdSense também foi pega de surpresa com a situação. “Quero começar por pedir desculpa pela forma abrupta e confusa que esta questão foi trazida à sua atenção. Isto é realmente frustrante – para nós dois – uma vez que estas questões são normalmente comunicadas internamente com antecedência para que eu seja capaz de dar-lhe o aviso e esclarecer o problema”.

“Entendemos que [o site] tem operado por muitos anos e até participou de vários eventos no Google sem ninguém considerar como um problema. No entanto, nossa equipe jurídica deve agir quando descobre uma violação de marca, mais cedo ou mais tarde. Nós reconhecemos que a situação é chocante e frustrante e temos defendido em seu nome, tanto quanto pudermos”, escreveu o funcionário.

Algumas horas depois, os anúncios no site voltaram a funcionar, mas os responsáveis estão se preparando para uma possível troca de nome. “Obviamente, nós vamos fazer um redirecionamento para que os leitores possam entrar no 9to5google.com através dos seus navegadores e não terem que atualizar seus marcadores”.