Esta é uma boa semana para quem tem um PC para jogos e gosta dos games do Xbox One. A Microsoft anunciou uma versão free-to-play para Windows 10 do jogo “Forza Motorsport 6”, lançado no ano passado para o console. A versão gratuita recebeu o nome de “Forza Motorsport 6: Apex” e será lançada no 2º trimestre de 2016. O jogo será distribuído pela loja do Windows 10, o que significa que é necessário ter a nova versão do Windows para jogá-lo.

A edição grátis para PC tem menos recursos do que a edição completa no Xbox, mas ainda mantém as mecânicas de qualidade de um dos melhores games de corrida da atualidade. O game também apresentará 63 carros, seis localidades e 20 pistas. Também haverá um modo carreira com 12 eventos, e suporte ao “Drivatar”, um recurso dos games Forza que permite que uma inteligência artificial imite as características de direção de seus amigos, possibilitando a competição contra eles mesmo quando não estiverem online.

Como todos os jogos gratuitos, a ideia da Microsoft é monetizar o “Apex” com compras dentro do jogo, para destravar pistas e carros. A empresa diz, no entanto, que todos os bônus podem ser desbloqueados ao jogar, então não é obrigatório gastar dinheiro para liberar estes adicionais; você só vai precisar desembolsar dinheiro se estiver com pressa.

publicidade

O anúncio é parte de uma estratégia ampla da Microsoft para investir tanto no Xbox One quanto no Windows como plataforma para games. Phil Spencer, chefe de Xbox na Microsoft, diz que a empresa “está 100% comprometida com o PC-gaming”, reafirmando que se trata de um compromisso de longo prazo.

É mais um caso de jogos da Microsoft que saem do ambiente Xbox para dar as caras no PC. Recentemente, a empresa também havia anunciado que “Quantum Break”, que será lançado em abril, faria este caminho. A Microsoft também confirmou que Gears of War: Ultimate Edition será lançado para Windows 10.