Mudar a cor dos emojis foi só o começo. Pode ser que ainda neste ano seja possível fazer edições mais significativas nas pequenas imagens que ganharam enorme importância dentro da comunicação nos últimos anos.

O The Next Web reporta que Mark Davis (do Google) e Peter Edberg (da Apple) abriram uma proposta pedindo que a Unicode considere permitir que alguns emojis sejam totalmente alterados pelos usuários.

Um personagem genérico poderia, por exemplo, ser transformado em masculino ou feminino e ter a cor do cabelo determinada no momento da postagem. As bandeiras também poderiam ser editadas para refletir regiões e daria para trocar até o posicionamento de alguns emojis.

Imagine poder transformar a dançarina em um dançarino de vestido azul e cabelo vermelho. Coisas assim podem se tornar realidade.

publicidade

A proposta está aguardando análise dos implementadores – Google, Apple, Microsoft etc., que têm até 1º de maio para responder sobre a viabilidade das ideias. Davis e Edberg foram os responsáveis pelas últimas mudanças, então ao menos no Google e na Apple o assunto está bem encaminhado.

Assim que as respostas chegarem um comitê da Unicode precisa discutir as alterações – o que deve ser feito ainda no primeiro trimestre deste ano. Caso elas sejam aprovadas, há chances de que as novidades cheguem antes de 2017.