A Microsoft anunciou na semana passada que pretende fechar uma série de lojas físicas suas no Brasil. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial da empresa, Ela continuará, no entanto, a vender seus produtos no Brasil por meio de sua loja online.

De acordo com os sites Windows Team e Faixamobi, o principal motivo do fechamento das lojas seria o encerramento das operações da empresa Águia Telecom. A empresa é a maior franquiada de revendas de produtos da Microsoft no país, e o motivo de seu encerramento seria a falta de produtos Lumia.

Por esse motivo, as lojas da Microsoft que não são da Águia Telecom – 23 lojas no total – devem continuar abertas. Elas se encontram nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e Sergipe, segundo o Gizmodo

As lojas que serão fechadas são as seguintes:

publicidade

SP: Shopping Eldorado
RJ: Barra Shopping, Norte Shopping, Bangu Shopping, West Shopping, Shopping Nova América, Shopping Tijuca (quiosque), Shopping Carioca (quiosque), Shopping Grande Rio (quiosque), Plaza Shopping Niterói
MG: Shopping Estação BH, Minas Shopping, BH Shopping, Shopping Cidade, Shopping Del Rey, Center Shopping, Itaú Power, Shopping Contagem (quiosque) 
PA: Shopping Pátio Belém, Parque Shopping Belém, Shopping Boulevard (quiosque)
RN: Shopping Midway Mall, Natal Shopping (quiosque), Natal Norte Shopping (quiosque)
MA: Shopping Da Ilha, Shopping Rio Anil (quiosque)
AM: Amazonas Shopping

Mudança de planos

A decisão de fechar essas lojas físicas acontece menos de um ano após a empresa inaugurar a primeira Microsoft Store no Brasil, no Shopping Eldorado em São Paulo (que também será fechada). Além de smartphones Lumia, elas vendiam também outros produtos da empresa, como licenças de softwares como Windows e Office e cartões Skype.

Na ocasião de sua inauguração, a empresa chegou a informar que pretendia abrir 100 lojas físicas no país até 2017. Um dos objetivos das lojas era marcar a mudança da marca Nokia para Microsoft, estabelecendo os smartphones Lumia no mercado.