Se um dia os carros autônomos de fato ganharem as ruas, talvez os “motoristas” confiem na tecnologia o suficiente para entender que sequer precisam ver o caminho durante suas viagens. Pensando nisso, um grupo de designers desenvolveu um modelo de veículo que não possui janelas.

A criação, batizada de Shiwa, foi tocada pelo Instituto Europeu de Design de Turin em colaboração com a revista Quattroroute. O conceito troca as janelas por painéis metálicos que recebem projeções multimídia e transformam o interior do veículo em uma área interativa – isso graças à tecnologia de realidade aumentada.

Os assentos são dispostos frente a frente e o carro reconhece fisicamente cada um de seus passageiros, sendo capaz de ajustar seu comportamento aos interesses e hábitos dos ocupantes. O Mashable explica que o carro roda com quatro motores elétricos (um para cada roda) que ajudam a reduzir os impactos ambientais.

Os designers acreditam que carros como este estarão no mercado em 2030. O Shiwa será exposto numa feira automobilística da Suíça até 13 de março.