O Youtube anunciou ontem dois programas voltados para fortalecer a particiação de mulheres em sua plataforma. Os dois programas, lançados próximos do Dia internacional da Mulher (8 de março), incluem criadoras brasileiras entre as mulheres escolhidas para participar.

O primeiro deles é uma parceria com a ONU que fará de algumas das principais criadoras do site as Change Embassadors (embaixadoras da mudança) da Ação pelo Desenvolvimento Sustentável da Organização. A outra é um programa global de produção no Youtube Spaces, voltado para mulheres.

Embaixadoras da Mudança

As criadoras Taty Ferreira (do canal Acidez Feminina), Hayla Ghazal, Jackie Aina, Chika Yoshida, Louise Pentland e Ingrid Nilsen foram escolhidas pelo canal para se tornarem Embaixdoras da Mudança da Ação pelo Desenvolvimento Sustentável da ONU.

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Segundo o Youtube, elas foram escolhidas por terem se tornado “fontes de inspiração para suas fãs”. Como embaixadoras da ONU, elas serão responsáveis por ajudar a defender a igualdade de gêneros – um dos objetivos da Ação da ONU – e “inspirar e ativar suas comunidades globais de fãs, assim como meninas e mulheres do mundo todo”.

Vozes Femininas

Além disso, como parte do segundo programa, o canal selecionou seis criadoras para trabalhar como diretoras criativas dos Spaces do Youtube – espaços criados pelo site voltados para atender às demandas de seus principais criadores (um dos quais fica em São Paulo).

Julia Tolezano (a Jout Jout), Nilam Farooq, Kuma Miki, Em FordAlexys Fleming, e Anna Akana trabalharam como diretoras criativas dos Youtube Spaces de São Paulo, Berlin, Tóquio, Londres e Los Angeles (respectivamente) para criar mais de 50 vídeos em cenários construídos especialmente para o programa. O primeiro deles pode ser visto abaixo:

Os vídeos abordam temas como a presença das mulheres no mercado de trabalho, figuras históricas femininas e conteúdo original roteirizado, segundo o canal. Além de produzir esses trabalhos, as criadoras também atuaram como mentoras de outras produtoras de vídeo que usaram os Youtube Spaces de suas cidades.

Os vídeos produzidos dessa maneira serão lançados no canal dos Youtube Spaces, assim como nos canais das respectivas criadoras, a partir de hoje.