Os equipamentos “gamer” estão na moda no mundo inteiro. Jogadores que querem mais destreza e agilidade nos movimentos investem em mouses e teclados que possam o ajudar a derrotar inimigos nos mais variados jogos digitais da atualidade. Para não errar na escolha, é preciso avaliar alguns detalhes.

Tempo de resposta

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher o periférico é observar o tempo de resposta que é medido em Hz. É importante ficar atento que há dois números a serem observados: o de relatórios e o de resposta. O primeiro deve ser o maior possível. O segundo, o menor possível.

Aparência e conforto

publicidade

A aparência do teclado deve, obviamente, agradar ao jogador. Entre os recursos disponíveis, há modelos que contam com luzes e teclas iluminadas que facilitam a jogatina em ambientes escuros com iluminação backlight. Outros, possuem encostos de pulso e até teclas acolchoadas para deixar o usuário mais confortável durante longas jornadas virtuais.

O peso também deve ser avaliado. Alguns jogadores preferem teclados que são mais pesados e mais difíceis de serem movidos acidentalmente com movimentos bruscos.

Ghosting

O efeito chamado de “ghosting” ocorre quando o teclado não consegue identificar comandos que necessitam que várias teclas sejam pressionadas ao mesmo tempo. Nos modelos mais sofisticados, o efeito ghosting é reduzido para permitir que atalhos sejam pressionados de forma ágil pelo jogador. É preciso certificar-se o produto tem a indicação “anti-ghosting”.

Teclas programáveis

As teclas programáveis podem fazer grande diferença na hora de jogar um game específico. Elas podem substituir alguns comandos para facilitar a manipulação do periférico. Alguns teclados contam com mais de 10 teclas disponíveis para serem configuradas.

Funções multimídia

Essas teclas geralmente ficam na parte superior do equipamento e servem para controlar aspectos de som e vídeo sem a necessidade de abrir programas e janelas específicas para isso. Basta teclar um botão para aumentar ou diminuir o som, alterar o contraste da tela e até minimizar a tela sem a necessidade do atalho “Alt + Tab).

Função Macro

A função de macro é útil para jogadores que precisam executar comandos repetidos. Funciona assim, o usuário pré-configura diversas teclas em uma só. Assim, ao apertar a tecla escolhida, ela irá executar todas as gravadas em ordem sequencial.