Uma dupla de irlandeses está construindo uma plataforma para ajudar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a encontrar locais de interesse acessíveis em suas cidades ou países. Trata-se do Access Earth, um mapa interativo atualizado com dados fornecidos pelos próprios usuários no mundo inteiro.

Por enquanto, o site conta apenas com informações de locais acessíveis nos Estados Unidos e Europa, além de algumas regiões da África e da Ásia. O foco de Matt McCann e Ryan O’Neill, os criadores do projeto, ainda tem se concentrado em cidades europeias, mapeando restaurantes, hotéis, lojas e pontos turísticos, mas o plano é torná-lo um mapa mundial em pouco tempo.

Segundo a dupla, o Access Earth pode ser um importante aliado também para as empresas e comércios que querem se tornar mais acessíveis. Eles dizem que alguns locais fazem publicidade com sua suposta acessibilidade, anunciando a presença de um banheiro adaptado, por exemplo, mas se esquecem de detalhes como a presença de escadas, portas estreitas demais ou outros obstáculos.

O Access Earth ainda não possui um aplicativo móvel, mas segundo McCann, o desenvolvimento de um faz parte dos planos. Ainda sem mapas no Brasil, a plataforma aceita sugestões de usuários que queiram indicar locais acessíveis por aqui.

publicidade

Via Mashable