No ano passado, a Microsoft comprou mais empresas do que qualquer outra gigante da tecnologia, ultrapassando Google, Yahoo, Apple e Twitter, que diminuíram consideravelmente suas aquisições.
De acordo com o levantamento da CB Insights, de um modo geral, as compras de empresas no setor de tecnologia desaceleraram em 2015. A Microsoft e a Amazon foram as únicas que expandiram seus negócios em comparação com 2014.

Entre as principais aquisições da empresa de Bill Gates estão a do desenvolvedor do Minecraft, Mojang, por U$ 2,5 bilhões e o Acompli, um aplicativo de e-mail que acabou se tornando o Outlook para iOS e Android.

O Google e o Yahoo fora as que mais reduziram a quantidade de aquisições. Enquanto em 2014 o Google tinha abocanhado 35 outras empresas, no ano seguinte foram somente 16. Já o Yahoo vem mostrando uma queda constante: em 2013, a empresa comprou 29 companhias e startups; em 2014, foram 19 outras; enquanto que em 2015 foi somente uma – a Polyvore, uma startup de moda, por US$ 160 milhões.

A expectativa para 2016 é que as aquisições aumentem, pois os investidores estão começando a ficar preocupados com o mercado e startups como Dropbox e Snapchat estão vendo seus valores caindo. Além disso, líderes, como o CEO da Apple, Tim Cook, estão manifestando interesse em aproveitar essa queda para investir em novos talentos da tecnologia.

publicidade