Uma pessoa ou grupo de pessoas sob o nome Geod Studios está desenvolvendo um emulador de NES capaz de renderizar clássicos como Contra, Super Mario Bros., Castlevania e Mega Man em 3D. Chamado de 3DNES, o projeto pode ser acessado em versão beta por aqui (embora só funcione no Firefox por ora).

Segundo o desenvolvedor, o 3DNES, baseado na Unity Engine, utiliza um algoritmo que analisa os planos de fundo dos jogos e separa-os em objetos 3D singulares. Esse processo é bastante complexo já que, diferente dos cartuchos de SNES (que têm quatro camadas de plano de fundo), os  games do NES têm apenas uma camada, segundo o Engadget

Por conta dessa técnica, o emulador faz mais do que simplesmente “esticar” os píxels para trás: objetos redondos são renderizados como esferas, por exemplo. Por esse mesmo motivo, jogos com planos de fundo mais simples se saem melhor do que os que possuem backgrounds intricados, como Castlevania ou Contra. Um vídeo do emulador rodando diversos jogos pode ser visto abaixo:

publicidade

De acordo com o desenvolvedor, o algoritmo foi ajustado com base em Super Mario Bros., o que ajuda a explicar por que o jogo roda melhor que os demais. O objetivo, no entanto, é construir um algoritmo que funcione bem para um grande número de jogos, e oferecer aos usuários opções de customização do algoritmo para melhorar seu desempenho com alguns títulos específicos.

Além disso, Geod Studios também pretende criar uma maneira de separar o plano de fundo dos jogos em camadas diferentes, para melhorar a ilusão de profundidade. Segundo o Eurogamer, o método semelhante ao utilizado pela Sega e pela Nintendo na confecção de versões 3D de seus clássicos, embora as empresas realizem ajustes individuais para cada jogo.

Em uma mensagem postada no site TASVideos, o criador do emulador considerou que “se o emulador funcionar bem com mesmo um décimo dos jogos de NES, já será uma grande vitória para mim”. Mais vídeos do 3DNES em funcionamento podem ser vistos abaixo: