Se você tem um iPhone, provavelmente já ouviu que fechar os aplicativos através da janela de multitarefas iria ajudar a economizar bateria, sem precisar ficar levando o carregador do smartphone com você.

O mito foi desmentido pelo próprio vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi. Um fã da empresa enviou um e-mail para o CEO Tim Cook perguntando se ele costuma sair dos aplicativos pelo multitarefas com frequência e se isso é realmente necessário para aumentar a vida útil da bateria. Quem acabou tirando a dúvida do consumidor foi Federighi com uma resposta bem simples: “Não e não :-)”.

Resposta:
A ideia de que fechar os aplicativos não utilizados pode fazer a bateria durar por mais tempo é uma crença amplamente reproduzida e que levou muitos usuários a criarem o hábito de ficarem fechando os aplicativos até que a tela de multitarefa esteja completamente vazia.

O ex-técnico da Apple e CEO da MartianCraft, Kyle Richter, escreveu, no início desse mês, um detalhado relatório explicando por que forçar o fechamento dos aplicativos não utilizados pode até prejudicar a bateria do aparelho.

publicidade

Segundo ele, um aplicativo que esteja no segundo plano tem um tempo e acesso aos níveis de recursos do smartphone limitados. O que realmente acontece é que o aplicativo minimizado fica armazenado na memória RAM consumindo pouca ou nenhuma energia. Se houver momentos em que o dispositivo precise desses recursos, ele fechará o aplicativo automaticamente. Quando o usuário força o fechamento do aplicativo, acaba demandando energia do aparelho, gerando exatamente o efeito contrário do que é divulgado.

Via Business Insider