A inteligência artificial do Google tornou sua disputa contra o campeão mundial de Go ainda mais interessante. Se ontem a máquina já havia entrado para a história ao ser a primeira a vencer um jogador de nível tão elevado, hoje ela conseguiu manter queixos caídos ao conquistar mais uma vitória.

O sistema chamado AlphaGo, que foi criado pela DeepMind (uma empresa da Alphabet), bateu outra vez Lee Se-dol, lendário jogador de Go que venceu o torneio mundial 18 vezes.

O desafio ocorre em Seul, na Coreia do Sul, e envolve cinco partidas a serem disputadas até a próxima terça-feira. Caso consiga virar o placar geral, Lee sairá com um prêmio de US$ 1 milhão no bolso.

As vitórias são tão significativas porque Go era, até então, uma das poucas modalidades em que os humanos ainda eram superiores às máquinas. Há anos sistemas de inteligência artificial são capazes de bater campeões mundiais em jogos como damas e xadrez, mas o nível de intuição necessário em Go é muito superior, conforme explicamos neste texto.

publicidade

Com: The Verge