Respondendo a uma demanda do Bank of England, o banco central britânico, dois pesquisadores da University College London criaram uma moeda digital que funciona nos mesmos moldes da bitcoin, só que de maneira institucional.

Batizada de RSCoin, a moeda também pode ser usada para transações criptografadas e tem seus registros guardados de forma detalhada e transparente. A diferença é que, enquanto a bitcoin opera de forma decentralizada, a RSCoin é controlada por uma instituição oficial. Além disso, ela também pode realizar transações grandiosas, coisa que a bitcoin não consegue.

publicidade

A ideia de desenvolver um sistema do tipo surgiu no começo do ano passado, segundo reporta a revista eletrônica do MIT. Recentemente, o chefe interino do Bank of England, Ben Broadbend, afirmou que a moeda pode tornar os pagamentos no varejo mais eficientes e o sistema financeiro como um todo mais resistente.

A bitcoin é produzida por computadores no mundo todo, mas sua quantidade é limitada a 21 milhões de unidades e atualmente há 15 milhões em circulação. No caso da RSCoin, a instituição responsável seria portadora de uma chave criptográfica que serve para controlar o suprimento de dinheiro. Algumas organizações teriam permissão para processar transações, que seriam incluídas no registro central.

publicidade

Especialistas acreditam que, embora a bitcoin chame atenção por funcionar coletivamente, a ideia da RSCoin pode atrair mais pessoas por ser ligada a instituições seguras e familiares. A moeda britânica ainda está em fase de testes, mas os pesquisadores estão em discussão com o Bank of England para entender como devem tocar a implementação prática.