O fundador da Microsoft, criador do Windows e atual homem mais rico do mundo, Bill Gates, participou ontem do seu quarto AMA (Ask Me Anything, ou “pergunte-me qualquer coisa”) do Reddit. Assim como das outras vezes, Gates aproveitou para falar sobre as novidades da tecnologia que ele acredita que trarão mais benefícios para a humanidade.

Ao perguntar “o que você ve a humanidade atingindo nos próximos 20 anos que mais lhe empolga”, um usuário obteve de Gates três respostas. “Em primeiro lugarestá uma inovação energética para reduzir o custo [da energia] e eliminar os gases estufa”, disse.

“Em segundo, está o avanço em [combater] doenças, particularmente doenças infeciosas”, como malária, poliomielite, AIDS e tuberculose, afirmou. Finalmente, o terceiro avanço que mais dá esperança ao fundador da Microsoft é “uma ferramenta para melhorar a educação – para ajudar professores a ensinar melhor e ajudar estudantes a aprender”.

Outro usuário fez uma pergunta semelhante, mas obteve respostas diferentes. Quando foi interrogado sobre qual ele acredita que será o maior avanço tecnológico dos próximos 20 anos, Gates deu uma resposta dupla. “Acho que robôs com visão e [habilidades de] manipulação tão boas quanto as dos humanos são uma enorme marca que atingiremos na próxima década e que está sendo subestimada”, disse.

publicidade

Mas o fundador da Microsoft ainda acrescentou, na mesma resposta, que “os avanços médicos serão deslumbrantes e inacreditáveis. Assim como os robôs, algumas capacidades, como edição de genes, trarão desafios consigo”, opinou.

Riscos

Gates também concorda com Elon Musk e Stephen Hawking ao pensar que uma regulamentação sobre inteligências artificiais deve ocorrer, embora “não veja nenhuma proposta concreta sobre como seria a regulamentação”. “(…) quando poucas pessoas controlam uma plataforma com extrema inteligência, isso cria perigos em termos de poder”, disse.

Outra questão que surgiu foi se algum desafio já havia deixado o bilionário se sentindo completamente impotente. A isso, ele respondeu que “O problema de como podemos prevenir um pequeno grupo de terroristas de usar meios nucleares ou biológicos para matar milhões é algo com que me preocupo”.

Ameaças biológicas, de fato, parecem preocupar o criador do Windows. Quando outro usuário perguntou se ele achava que havia algum avanço tecnológico que podia prejudicar a humanidade, ele respondeu que “eu tenho medo de ferramentas biológicas que pudessem ser usadas por um terrorista”. “No entanto, essas mesmas ferramentas podem ser usadas para coisas boas também”, reconheceu.

Outras questões

Gates também tem uma perspectiva interessante sobre realidade virtual. “Realidade virtual é apenas um caso extremo de realidade aumentada no qual nada do mundo externo entra na experiência”, disse. Para ele, o ideal seria uma espécie de mistura dos dois. “Não acho que essas duas coisas continuarão tão separadas quanto estão hoje”, comentou.

O pai da Microsoft ainda considerou que casar-se com Melinda, sua esposa, foi a melhor decisão da sua vida, e confessou que até hoje não gosta de gastar muito dinheiro comprando roupas ou jóias. Ele também informou que não pretende se aposentar no futuro imediato. “Eu tenho a flexibilidade para trablhar menos se eu quiser e eu tiro férias agora. Quando eu tinha entre 20 e 30 anos, eu não acreditava em férias, então eu amadureci”.