Você já deve ter ouvido falar em grafeno, considerado o material do futuro pela sua versatilidade. Mais uma prova do que o material é capaz veio agora: pneus de bicicleta que se adaptam a qualquer condição de pista.

Andar de bicicleta normalmente fica mais fácil com os pneus certos. Uma opção mais leve é indicada para terrenos mais tranquilos, mas às vezes é necessário algo mais robusto para viagens que precisem de maior tração. O novo pneu da Vittoria une as duas coisas, graças ao grafeno.

A empresa diz que o seu pneu se adapta às condições do terreno aproveitando a versatilidade do grafeno. Quando a necessidade é de pneus mais leves e responsivos para uma volta mais tranquila, o pneu é capaz de atender a esta necessidade. Se for para andar no meio de raízes e pedras, o pneu se torna mais aderente, sempre se mantendo resistente o bastante para aguentar as superfícies mais difíceis.

Não apenas o terreno é um fator para adaptação do pneu, mas também ele também se ajusta conforme o trajeto. Nas retas, os pneus se mantêm firmes para permitir que o ciclista consiga uma velocidade melhor; nas curvas, ele fica mais macio para ganhar maior aderência e evitar derrapagens.

publicidade

O grafeno é uma camada de átomos de carbono unidos em uma malha de hexágonos que lembram uma colmeia de abelhas. Além de ser super-resistente, ele também é flexível, um bom dissipador de calor e bom condutor de eletricidade. Não bastasse isso, ele é aplicável em objetos do cotidiano, como um pneu de bicicleta.

Segundo a Vittoria, o projeto dos pneus de grafeno “tudo-em-um” é fruto de pesquisa de cinco anos, com investimento de 45 milhões de euros, o que resultou também em pneus 15% mais leves que os convencionais, com 50% mais rigidez lateral, 10% mais dissipação de calor e 18% de força de impacto.

Via Digital Trends