Com o surgimento e a popularização da internet, nunca foi tão fácil ter acesso a todo tipo de informação sobre ciência e tecnologia. Mesmo assim, alguns mitos continuam enraizados nas conversas das pessoas. Para muitos, são quase verdades absolutas. Pensando nisso, listamos os 7 maiores equívocos que insistem em fazer parte do imaginário coletivo, além de suas respectivas explicações.

1 – O Sol é amarelo

Desde criança aprendemos a pintar o Sol com o lápis de cor amarelo, enquanto diversas imagens e outras reproduções nos filmes e na TV corroboram esse mito. Na verdade, a cor da luz emitida pelo astro é branca, mas a atmosfera da Terra e a curva que os fótons fazem antes de chegar aos nossos olhos dão a ideia de que o Sol é amarelo. Trata-se da chamada “Dispersão de Rayleigh“, o que também faz com que o céu pareça azul em um dia claro.

2 – A Grande Muralha da China é a única construção humana vista do espaço

publicidade

Depende do que você define como “espaço”. Vista da Estação Espacial Internacional, a Muralha é tão visível quanto diversas outras obras humanas, incluindo os prédios das grandes metrópoles eurpeias e norte-americanas. Já a partir da Lua, é impossível ver qualquer coisa além do brilho de luzes artificiais que saem das nossas cidades durante a noite.

3 – Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

Mais usada como uma frase motivacional, essa expressão caiu no imaginário coletivo como uma forma de icentivo para quem tropeçou em algum obstáculo na vida uma vez. No entanto, um raio pode cair centenas e até milhares de vezes no mesmo lugar, e em um espaço relativamente curto de tempo. O Empire State Building, por exemplo, um dos prédios mais altos de Nova York, é atingido até 100 vezes ao ano por raios.

4 – Água conduz eletricidade

Água pura ou destilada é, na verdade, um bom isolante de correntes elétricas. O que conduz eletricidade são os minerais e impurezas que contaminam a água que usamos diariamente. Mas como encontrar esse tipo de água 100% pura no nosso dia a dia é extremamente raro, usar aparelhos elétricos na água continua sendo um enorme perigo.

5 – As pessoas na Idade Média acreditavam que a Terra era plana

A chamada “Idade Média” compreende o período histórico que vai do século V até o XV. Nessa época, diversos registros apontam para o fato de que os pensadores naqueles tempos já acreditavam que a Terra era redonda, e não plana. O conceito da Terra plana surgiu apenas no século XVII, no mesmo período em que o evolucionismo começou a confrontar os interesses da igreja.

6 – O espaço é frio

É verdade que, na escuridão total do ponto mais frio no universo conhecido, a temperatura pode chegar a 270 graus celsius negativos. No entanto, na órbita da Terra e sob a luz do Sol, a temperatura pode ultrapassar os 120 graus celsius positivos. É justamente por isso que as roupas espaciais dos astronautas são brancas: para refletir o calor escaldante.

7 – Nada no universo é mais rápido do que a luz

Nesse caso, entre em cena mais um “depende”. Viajando pelo vácuo do espaço, de fato, nada é capaz de superar os 299.792.458 metros por segundo que um fóton pode percorrer. No entanto, passando pela água, a luz se move até 25% mais lentamente. Por dentro de um diamante, a queda chega a ser de 59%. Nessas condições, partículas como elétrons e neutrinos são, sim, mais rápidas do que a luz. Pesquisas recentes também sugerem que algumas partículas quânticas ainda não descobertas podem se mover mais rápido do que a luz.