Desde os tempos em que sustentava o software de smartphones com caneta stylus e teclado físico, antes do surgimento do primeiro iPhone, a versão mobile do Windows nunca foi um sucesso absoluto de público. Mesmo assim, o sistema operacional mais popular do mundo, o Android, parece estar querendo copiar alguns dos recursos da Microsoft.

Na documentação oficial do Android N, nova versão do software do Google lançado em modo preview na semana passada, foram encontrados códigos que possibilitariam o ajuste de aplicativos em janelas de dimensões customizáveis. Desse modo, o usuário poderia organizar múltiplos apps em execução na tela, assim como é possível fazer no Windows para desktop.

publicidade

O código ainda não está ativo na atual versão prévia do Android N e, ao que tudo indica, só funcionará em dispositivos com telas grandes, como as 5,5 polegadas do Samsung Galaxy S7 Edge, por exemplo. O recurso também dependerá dos desenvolvedores que quiserem que seus apps tenham janelas redimensionáveis.

Não se sabe ainda se o recurso será realmente inserido na versão final do Android N, mas o que o sistema já permite mesmo nessa versão preliminar é dividir a tela entre dois aplicativos para usá-los simultaneamente. Enquanto isso, quem quiser usar o Android em uma experiência parecida com a do Windows em um PC pode experimentar o Remix OS.

publicidade

Via The Next Web