Chegou ao fim o desafio homem versus máquina protagonizado pelo campeão de Go, Lee Se-dol, e um sistema de inteligência artificial criado pela DeepMind (do Google) chamado AlphaGo. O placar? 4 a 1 para a máquina.

O AlphaGo já havia se consagrado campeão do pequeno torneio no sábado, 12, quando conquistou a terceira vitória seguida numa disputa que teria, no total, cinco partidas. No domingo, Lee finalmente conseguiu bater a oponente pela primeira vez, mas em parte graças a uma confusão do sistema, que fez um movimento errado e só percebeu várias jogadas a frente.

publicidade

A ocasião como um todo é histórica, mas a primeira vitória da máquina, na semana passada, já tinha garantido que a plataforma do Google conquistasse um feito inédito, pois até então nenhuma máquina havia batido um campeão mundial de Go.

Mais do que provar que podia ser melhor que um computador, Lee disputava um prêmio de US$ 1 milhão. O valor, segundo o Google, será repassado à UNICEF, a organizações de Go e instituições de caridade que lidem com ciência, tecnologia, engenharia e matemática.