Se você assistiu ao filme ‘Deadpool’, provavelmente ficou impressionado com a eletrizante cena de abertura, na qual o super-heroi mergulha no meio de uma perseguição. No entanto, conforme pode-se ver no vídeo abaixo (de autoria da Atomic Fiction), ela foi feita praticamente inteira por computadores.

Em diversos momentos da cena, tudo que aparece na tela – desde o cenário, passando pelos carros e incluindo os personagens – é renderizado por computadores durante a pós-produção do filme. Veja abaixo os detalhes técnicos da cena de abertura:

A sequência foi criada pelo Blur Studio, um estudio de produção e efeitos visuais do próprio diretor do filme, Tim Miller. Apesar de ter sido criada por computadores, a sequência ainda utiliza alguns elementos de atuação.

publicidade

Segundo Franck Balson do Blur Studio (em entrevista ao Fast Co. Create), isso ocorreu porque os atores gravaram dados de captura de movimento, que puderam depois ser inseridos para criar a animação dos personagens digitais.

A mistura de elementos gravados ao vivo com elementos digitalizados, no entanto, é bastante complexa, e pode ser mais difícil do que criar a cena inteira dentro do computador. Esse é um dos motivos pelo qual mesmo a cena em que Deadpool levanta a máscara (uma cena que não apresenta nenhuma pirotecnia) foi criada de forma totalmente digital.