A empresa chinesa Baidu, o “Google da China”, começará a testar seus carros autônomos nos Estados Unidos nos próximos meses. De acordo com uma matéria do Wall Street Journal, a empresa pretende começar a vender carros autônomos até o final de 2018.

Na última terça-feira, 15 de março, o Comitê de Comércio do Senado dos EUA realizou uma audiência para navegar os obstáculos regulatórios aos testes e ao futuro comércio de pequenos veículos autônomos. Representantes do Google, da GM, e pesquisadores da Universidade Duke estiveram presentes.

O cientista pesquisador de inteliência artificial do Baidu, Andrew Ng, recomendou ao Comitê o desenvolvimento de aplicativos para smartphone que permitiriam a comunicação com os veículos. Por meio deles, os carros poderiam ser avisados de obstruções nas estradas, ou ordenados a fazer determinados caminhos por autoridades de trânsito para reduzir o congestionamento.

O pesquisador lidera um escritório da empresa em Sunnyvale, na California, com cerca de 160 funcionários, boa parte dos quais estão trabalhando em veículos autônomos. Os planos da empresa são de criar um circuito fechado no qual seus carros possam operar, já que manter um mesmo caminho para todos os carros reduziria o número de acidentes.