Usuários do Instagram criaram uma petição no site Change.org para pedir à rede social que não mude a forma como mostra posts nos feeds de seus usuários. Até o momento de redação desta nota, a petição já teve mais de 158 mil assinaturas.

Os usuários pedem que o Instagram continue a mostrar as postagens dos usuários em ordem cronológica. Essa solicitação é uma resposta a uma mensagem compartilhada pelo Instagram em seu blog oficial, na qual a empresa afirma que mudará o feed dos usuários para dar prioridade aos “momentos com os quais acreditamos que você se importará mais”.

A petição reclama da maneira como a alteração foi anunciada, sem que os usuários tivessem a possibilidade de opinar pela mudança. Segundo os criadores da monilização, “um feed baseado em algoritmos impactará negativamente os donos de pequenos negócios e artistas que utilizam essa plataforma para comunicar seus produtos e serviços”.

A mudança tornaria a rede social mais parecida com o Facebook, que escolhe o que mostrar a seus usuários com base em algoritmos que determinam (teoricamente) o que eles acharão mais relevante. Da forma como funciona atualmente, o feed o Instagram é semelhante ao do Twitter, que exibe todas as postagens de todas as contas que o usuário segue.

publicidade

O Twitter recentemente disponibilizou uma opção semelhante, embora não a tenha tornado obrigatória para todos os seus usuários como o Instagram deu a entender que faria. Essa alteração também facilita a inserção de anúncios no meio do feed dos usuários, já que o faz ficar menos “fora de lugar”.