O Google Photos, aplicativo de gerenciamento de fotos do Google, receberá a partir de hoje uma atualização que lhe permitirá criar automaticamente álbuns de férias para os usuários. O anúncio foi feito por meio de um post no blog da empresa.

Segundo o Google, o aplicativo conseguirá detectar automaticamente quando seus usuários voltarem de uma viagem. Em seguida, ele criará um álbum customizado com as melhores imagens tiradas durante a viagem, além de mapas mostrando a distância viajada e os locais visitados no percurso.

Para determinar quais fotos devem ser incluídas, o aplicativo usará técnicas de aprendizagem de máquina, além de dados de geolocalização. Ele também é capaz de identificar objetos, tais como pontos ou monumentos turísticos, para escolher quais fotos colocar no álbum. Os novos álbuns devem substituir as “histórias” atualmente presentes no aplicativo.

Uma vez criados, os álbuns serão sugeridos aos usuários, que poderão aceitá-los, descartá-los ou realizar alterações, incluindo outras fotos, legendas e informações. Também será possível convidar outros usuários para editar o mesmo álbum – uma funcionalidade semelhante à do aplicativo Moments, do Facebook, segundo o TechCrunch.

publicidade

Segundo o Google, a atualização tem o objetivo de tornar mais fácil a organização e o compartilhamento de fotos de viagem. O vídeo abaixo, criado pela empresa, ajuda a mostrar as novidades: