Começa nesta quarta-feira, 30 de março, a Build 2016, o evento anual da Microsoft com desenvolvedores para apresentar suas novidades para o restante do ano. Por ser um evento enorme, normalmente também são feitos vários anúncios que atingem diretamente o público consumidor comum. 

Um dos destaques do ano passado, por exemplo, foi a revelação dos planos para transportar aplicativos do iOS e do Android para a plataforma Windows, transformando-os em apps universais que poderiam rodar em todo o ecossistema, incluindo PCs, celulares e até no Xbox. O HoloLens também foi amplamente demonstrado no ano passado, e deve voltar a ser destaque neste ano, quando o aparelho já está mais maduro e nas mãos de desenvolvedores. 

No entanto, neste ano as expectativas não estão muito altas, e os anúncios bombásticos devem ser poucos, se existirem. O Olhar Digital acompanhará o evento desta quarta-feira em minuto-a-minuto a partir das 12h30 no horário de Brasília, com vídeo ao vivo e com legendas em português. Antecipamos abaixo o que deve ser visto durante o evento: 

Windows 10

publicidade

O sistema operacional é obviamente o principal destaque do evento, já que se trata do produto de maior alcance da Microsoft. O software vem sendo frequentemente atualizado para o público com novidades, mas ainda assim devemos ver algumas novidades inéditas reveladas para o público. 

A Microsoft chegou a indicar que “duas surpresas altamente solicitadas” envolvendo os blocos dinâmicos do Windows 10 estão a caminho. A declaração é vaga, mas pode significar que finalmente os blocos se tornarão interativos, que permitem interagir com aplicativos e notificações sem, necessariamente, abri-los. 

A assistente Cortana deve ser outro destaque da apresentação, talvez com mais detalhes sobre novas possibilidades, e novas plataformas, com mais informações sobre a presença dela no Windows, no Android e no iOS. 

Também é de se esperar que a Microsoft revele novos aplicativos para o Windows, o que pode incluir o novo app do Skype. Instagram e Facebook são outros dois apps que podem dar as caras em pouco tempo. Talvez alguma outra surpresa de peso? 

Windows 10 Mobile

Por mais que o ano tenha sido horrível para os celulares com Windows e as vendas de Lumias estejam decadentes no mundo todo (no Brasil o Windows Phone ainda disputa o segundo lugar com o iOS pelos preços mais acessíveis), a Microsoft ainda não desistiu da plataforma. Certamente veremos novidades, embora não se saiba exatamente quais. 

No ano passado, a Microsoft tentou atrair os desenvolvedores permitindo que eles reaproveitassem seus códigos do iOS e do Android para transformar seus apps em universais na plataforma Windows. Desde então, a via do Android foi descontinuada, e apenas a via do iOS ainda está ativa para o porte de aplicativos. Os resultados ainda são poucos, de qualquer forma. 

O Windows 10 Mobile é a plataforma da Microsoft que necessita com mais urgência de desenvolvedores a bordo, então não seria surpresa se a empresa anunciasse alguma bomba. 

Aplicativos no Xbox

Finalmente, depois de muito tempo do anúncio, a Microsoft vai começar a falar sério sobre levar os aplicativos universais do Windows para o Xbox One. A empresa deve revelar os aplicativos que devem chegar ao console, e uma nova loja para tirar vantagem das novidades. 

A plataforma de aplicativos universais também deve ser a chave para que a empresa tenha jogos que rodem tanto no Windows 10 quanto no Xbox One. É uma parte da estratégia recente da empresa, que já resultou em jogos como Quantum Break, que usa a plataforma de aplicativos universais para ser distribuído na loja do Windows 10. 

A Microsoft também começou a falar sobre permitir que jogadores da Xbox Live consigam jogar multiplayer com “outras redes de outros consoles” (oi, Sony!), então pode ser que eles detalhem um pouco mais deste plano. 

HoloLens

Os óculos de realidade aumentada finalmente estão nas mãos de desenvolvedores que podem começar a tirar do papel vários projetos mirabolantes que usem o HoloLens. É provável que tenhamos uma nova demonstração impressionante (e provavelmente ligeiramente falsa) do poder dos óculos. 

No passado, a Microsoft se preocupou mais em mostrar do que o aparelho é capaz; agora é a vez dos desenvolvedores mostrarem o que podem fazer com o dispositivo.

Office, nuvem e corporativo

Uma parte importantíssima das conferências da Microsoft na Build, mas, infelizmente, uma das menos atraentes, também. A empresa deve ressaltar novamente as vantagens de sua plataforma em nuvem, a Azure, para o desenvolvimento de aplicativos, e apresentar as novidades do serviço.

 

Também será interessante ver como a Microsoft irá incorporar algumas de suas novas aquisições ao Office. Há pouco tempo, a empresa comprou a empresa responsável pelo calendário Sunrise e outra empresa que desenvolve o app de listas de afazeres Wunderlist e a expectativa é que eles sejam incorporados à suíte de produtividade. Outro aplicativo recém-comprado foi o SwiftKey, que também pode ser incorporado à plataforma da Microsoft.