O presidente-executivo da operadora espanhola Telefónica, César Alierta, anunciou sua renúncia após 16 anos no cargo. Ele será substituído pelo diretor operacional da empresa, José María Álvarez-Pallete.

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, 29, Alierta descreve Álvarez-Pallete como o mais preparado para enfrentar o desafio de manter a companhia de telecomunicações na revolução digital. A nomeação será confirmada pelo conselho em 8 de abril.

A empresa não deixa claro o motivo da saída de Alierta, mas com quase 70 anos, é bem provável que ele deseja se aposentar. 

O executivo é um dos líderes mais influentes no mundo dos negócios, sendo que ele preside o Conselho de Competitividade da Espanha, um grupo de lobby da indústria elite que reúne os líderes das principais corporações do país e que se reúne regularmente com o governo.

publicidade

O ex-CEO irá permanecer no Conselho de Administração da Telefónica, além de continuar como presidente-executivo da Fundación Telefónica – associação voltada para projetos educacionais, sociais e culturais.