A fotógrafa Jennifer Rondinelli Reilly processou o Instagram após a rede social não responder a diversos pedidos seus para remover uma imagem sua protegida por direitos autorais. A imagem em questão é uma fotografia que mostra lábios e um microfone, e é usada em diversas situações no site. Uma delas pode ser vista abaixo:
 

Reprodução

publicidade

Segundo o processo (pdf), a fotógrafa notificou a rede social sobre as infrações nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2016. No entanto, até hoje, o Instagram ainda não havia respondido aos pedidos de remoção das imagens, o que motivou a ação judicial.

Reilly exige que a rede social seja permanentemente proibida de postar suas imagens, e demanda compensação material sobre os danos causados a ela pelo Instagram, além de quaisquer lucros que o site possa ter tido por conta do uso de sua fotografia. A fotógrafa não estipulou um valor no pedido.

publicidade

De acordo com o TorrentFreak, embora algumas imagens tenham sido removidas, a fotografia de Reilly ainda aparece em diversas postagens na rede (como essa). O site ainda informa que a fotógrafa já processou também o Twitter e o BuzzFeed por conta de situações semelhantes. O processo contra o Twitter foi arquivado pouco tempo depois, embora não esteja claro se Reilly chegou a um acordo com a rede. O processo contra o BuzzFeed ainda está correndo.