Quem tem o hábito de dividir a atenção entre o PC e o smartphone conhece muito bem os incômodos de ser um “heavy user” de tecnologia. Afinal, mesmo que muitos apps de celular tenham versões para a web, como o WhatsApp e o Facebook, há certas tarefas que apenas podem ser feitas no smartphone, mesmo que você não possa tê-lo em mãos a todo momento.

Se você tem um smartphone Android e também gostaria de “unificar” a interação com seus dispositivos, esta lista é para você. Confira abaixo os cinco melhores aplicativos para o sistema do Google que permitem executar tarefas do celular na tela do PC ou vice-versa, como transferir arquivos, responder mensagens e outras funções – e sem usar qualquer cabo USB.

1 – Pushbullet

Indispensável para quem troca mensagens SMS enquanto usa o computador no trabalho ou em casa. Além de poder visualizar e responder mensagens, o Pushbullet também transmite para o PC todas as notificações do celular, incluindo ligações telefônicas, além de permitir o compartilhamento de arquivos e links da web entre os dois dispositivos.
Download: extensão para Chrome e aplicativo para celular

publicidade

2 – Chrome Remote Desktop

Já esse app desenvolvido pelo próprio Google reflete na tela do seu celular tudo o que acontece no seu PC. Basta baixar o aplicativo no smartphone, instalar o programa nos computadores que você quer controlar remotamente e pronto. É importante lembrar que o dispositivo deve estar ligado e conectado à internet para que o controle remoto funcione.
Download: extensão para Chrome e aplicativo para celular

3 – AirDroid

Gratuito como todos da lista, o AirDroid tem funções semelhantes às do Pushbullet. Com o app você pode responder mensagens SMS, do WhatsApp, do Messenger e do Telegram diretamente pelo PC, além de atender chamadas e transferir arquivos entre dispositivos. É possível ter acesso também à lista de contatos, câmeras, músicas, vídeos e fotos do smartphone, tudo com o mouse e teclado do computador.
Download: extensão para Chrome e aplicativo para celular

4 – Xender

Este aplicativo, além de transferir arquivos entre PC e celular, também permite que você troque dados entre diferentes smartphones – e nem precisa estar conectado à internet. Usando apenas redes Bluetooth de forma customizada e inteligente, o Xender também envia e recebe arquivos de computadores, sem exigir a instalação de qualquer programa na máquina.
Download: aplicativo para celular

5 – Portal

Apenas usando o browser no computador e um app no celular, o Portal faz o trabalho mais simples e rápido de transferir arquivos entre os dois dispositivos. Produzido pela mesma equipe que fez o Pushbullet, este app, porém, só faz o caminho do PC para o smartphone, e não permite o envio de arquivos pela via contrária.
Download: aplicativo para celular