1º de abril é uma data complicada na indústria de tecnologia. Praticamente todas as empresas aproveitam a ocasião para fazer algum anúncio falso e divertido, e praticamente nenhuma faz algum anúncio sério, com medo de que a informação real se perca no meio de tantas piadinhas.

Para nossa alegria, pelo menos algumas destas piadas são boas. Selecionamos algumas das mais interessantes que apareceram durante o dia:

GoT na Netflix

Quem já entrou nos canais da Netflix em mídias sociais já viu o clamor do público por Game of Thrones. Isso nunca vai acontecer porque a HBO tem um serviço de streaming próprio que concorre diretamente com a Netflix, e não tem o menor interesse em perder a exclusividade de uma das séries de maior sucesso no mundo atualmente.

publicidade

Isso não impediu a Netflix de brincar com a situação. Neste 1º de abril, a empresa revelou GoT, sigla para Gláuber, o Tijolo. As fantásticas aventuras de um tijolo sorridente. Acompanhar milhares de pessoas iludidas com a possibilidade de assistir à série em seu serviço favorito foi incrível. A ideia de um tijolo em aventuras é igualmente divertida.

Google Cardboard de Plástico

O Google revelou o Google Cardboard de plástico. A ideia por si só já é curiosa pelo fato de que “cardboard” significa “papelão” em inglês. A piada, no entanto, é outra. O Cardboard de Plástico é o “primeiro dispositivo para a Realidade Verdadeira”, que permite ver o mundo real através do plástico.

Inútil, mas a apresentação é brilhante, como se fosse um produto realmente revolucionário. Assista:

Gmail Mic Drop

A ideia do Gmail foi simples e até um pouco sem graça: substituir o botão “Responder e Arquivar” por um “mic drop”, que é um termo em inglês para jogar o microfone no chão como forma de encerrar vitoriosamente uma conversa. No caso do Gmail, ao usar o botão, a mensagem era enviada com um GIF animado representando a ação; só então o e-mail era arquivado.

O que tornou esta pegadinha memorável foi o problema que ela causou. Pessoas foram pegas de surpresa com a ausência do botão convencional e clicaram sem querer no botão do “mic drop” para enviar e-mails sérios, muitas vezes falando com colegas de trabalho, chefes ou até mesmo clientes, o que pode soar bastante desrespeitoso dependendo do tom da conversa. Há relatos de demissões causadas pelo GIF.

Parabéns ao Google pela brincadeira mal-planejada.

Duolingo Pillow

Reprodução 

Todo mundo já ouviu falar da lenda de que ficar escutando lições de outro idioma enquanto você dorme ajuda a aprender esta outra língua. O aplicativo Duolingo aproveitou a data para revelar o Duolingo Pillow, um travesseiro que ajuda no aprendizado de um idioma estrangeiro.

Por US$ 100, a empresa garante que o usuário aprenderá uma nova língua da noite para o dia. Isso é feito por “fibras sintéticas que encorajam o desenvolvimento no córtex cerebral”, com um “algoritmo proprietário que usa código Morse para ensinar um novo vocabulário e contexto” e “emissão de sons de alta frequência que transmitem amostras de áudio que ensinam a pronúncia”.

Razer Project Breadwinner

A Razer é conhecida pelos seus computadores e periféricos voltados para jogos, com a promessa de melhorar o desempenho tanto dos games quanto dos jogadores. Neste ano, a empresa foi além: nada melhor do que uma alimentação balanceada para garantir os melhores resultados nos jogos.

É aí que nasceu a Razer Project Breadwinner, a torradeira da Razer, “dedicada a fornecer aos jogadores a fonte número 1 de combustível para games ao redor do mundo: torradas”.

Cornhub

O pessoal do “site de entretenimento adulto” PornHub decidiu reformular o site com um trocadilho: o CornHub, dedicado apenas a mostrar vídeos de espigas de milho sendo assadas, cozidas, grelhadas e tudo mais que sua imaginação permitir.

 Reprodução

Google Socks Search

Para solucionar o eterno problema das meias que desaparecem durante o processo de lavagem, o Google apresentou as meias que você pode encontrar pelo buscador. As meias, compráveis nas principais varejistas, contém Bluetooth e 4G. Quando você não encontra uma meia, basta procurar por elas no aplicativo do Google para descobrir sua localização e até mesmo tocar esta música para que seja encontrada com mais facilidade. Chega de meias perdidas!

Pensando bem, até que a ideia faz sentido…

Reprodução