A Microsoft já havia dado indícios de que pretendia expandir sua linha Surface de produtos para incluir smartphones. Segundo novas informações do site Windows Central, no entanto, esses novos dispositivos relmente serão lançados, mas apenas em 2017.

De acordo com o site, fontes internas da empresa afirmaram que o “Surface phone” terá três versões: uma delas voltada para consumidores tradicionais, outra para negócios, e uma terceira ainda para entusiastas (possivelmente com configurações mais avançadas). O preço das versões seria diferente, de acordo com as especificações de cada um dos smartphones.

Segundo o VentureBeat, assim como os outros produtos da linha Surface, os smartphones seriam aparelhos de ponta, ocupando um espaço que o sistema operacional da Microsoft ainda não conseguiu preencher no mercado de dispositivos móveis. O celular estaria sendo desenvolvido pela mesma equipe do Surface Book, que é responsável pelos aparelhos “premium” da empresa.

Com essa mudança de foco, a empresa, ao que parece, deixaria que os smartphones Lumia fossem a “linha de entrada” dos Windows Phones. Os Surface phones, por sua vez, seriam os “tops de linha” do sistema operacional, equivalentes aos últimos iPhones ou aos lançamentos mais recentes da linha Galaxy.