Óculos e plataformas de realidade virtual oferecem as mais diversas experiências em um ambiente controlado digital, seja saltar de paraquedas ou aprender a dirigir. Mas já imaginou “brincar” com um simulador de morte? Uma empresa chinesa está prestes a inaugurar a atração em Xangai, e cobra o equivalente a cerca de R$ 250 por ingresso.

Em cada sessão, um grupo de pelo menos 12 pessoas deve se reunir para uma discussão sobre questões de vida e morte. Em seguida, os participantes devem responder à seguinte questão: “você sacrificaria a si mesmo ou um outro membro do grupo?” e “por quê?”. A pessoa que oferecer a resposta menos convincente, de acordo com uma votação, é encaminhada ao crematório.

Este, por sua vez, não passa de uma câmara fechada, semelhante a uma máquina de ressonância magnética. Por dentro, o usuário é cercado de painéis LED que exibem chamas ardendo, entre outras imagens mais abstratas, simulando uma experiência de morte. Depois disso o participante é até colocado dentro de um caixão.

Segundo Lu Siwei, um dos primeiros a passar pelo crematório digital, o simulador “te dá a chance de se acalmar, entregar-se a pensamentos mais profundos e pensar sobre alguns dos problemas da vida”. A empresa por trás da atração diz que o objetivo é, justamente, fazer com que as pessoas “esqueçam os problemas e ganhem uma nova perspectiva sobre a vida”.

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Via Reuters