Pela primeira vez, a MLB (Major League Baseball, principal liga do esporte nos Estados Unidos) permitirá que os atletas utilizem dispositivos vestíveis durante os jogos. Por ora, a liga aprovou apenas dois aparelhos desse tipo para uso nas competições.

Um dos dispositivos vestíveis permitidos durante essa temporada será a MotusBaseball. Trata-se de uma espécie de ‘manga’, vestida sobre o braço e antebraço dos arremessadores, com sensores capazes de medir os níveis de tensão e esforço dos músculos de seus braços. Com isso, ela consegue melhorar o desempenho dos atletas e reduzir o risco de lesões. O aparelho pode ser visto na imagem abaixo:

Reprodução

Além dele, a liga também permitirá o uso do Zephyr Bioharness, um cinto com eletrodos vestido um pouco acima da altura do umbigo. O dispositivo, mostrado no vídeo abaixo, é capaz de monitorar as frequências cardíaca e respiratória de seu usuário, bem como dados sobre sua postura.

publicidade

Uso dos dados

Embora os dispositivos possibilitem que as informações coletadas por eles sejam analisadas em tempo real, a liga não permitirá que as equipes façam essa análise. Apenas será permitido fazer o download dos dados após a partida. Segundo a liga, essa decisão foi motivada por questões de privacidade, já que cada jogador precisa ter a possibilidade de permitir ou negar acesso a seus dados.

Outros aparelhos vestíveis, como o Apple Watch e o FitBit, no entanto, ainda não poderão ser usados. Ainda assim, o ReadWrite acredita que trata-se de um primeiro passo importante para que tecnologias desse tipo passem a ser utilizadas com mais frequência em grandes eventos esportivos.