Revoltados com o bloqueio da internet fixa após o limite de consumo de dados implementado pela Vivo, internautas resolveram criar uma petição online com o objetivo de acabar com a medida antes que outras prestadoras adotem a prática. Chamado de “Movimento Internet Sem Limites”, o grupo já conseguiu mais de 1 milhão de assinaturas na petição pública.

Ao Olhar Digital, a organização afirmou que não tem vínculos com nenhum partido político ou quaisquer órgãos de defesa do consumidor, como o Idec, que afirmou que o bloqueio da internet irá dar mais dinheiro para as operadoras. O movimento ainda diz que “nasceu de forma espontânea e conta com a ajuda de um número indefinido de colaboradores”.

Questionados sobre a importância da petição, uma vez que muita gente desconfia da eficácia do método, os organizadores afirmaram que essa ação é mais concreta, já que se trata de petição jurídica aos políticos e órgãos públicos e não apenas um recolhimento de assinaturas qualquer.

Vale lembrar que essa não é a única petição na internet que trata do assunto. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, também conta com um abaixo-assinado disponível no site oficial do órgão e que tem pouco mais de 55 mil assinaturas até o momento.