O Youtube anunciou hoje que passará a oferecer suporte para transmissão ao vivo de vídeos em 360 graus. A plataforma de vídeos do Google já suportava vídeos em 360 graus, mas apenas sob demanda. Com a mudança, passa a ser possível realizar transmissões ao vivo de imagens desse tipo.

Segundo o site de vídeos, os vídeos transmitidos ao vivo nesse formato também terão suporte a ‘áudio espacial’. Trata-se de um tipo diferente de captação de sons que tenta criar uma correspondência entre o que o espectador vê e o que ele ouve. Assim, o usuário poderá ouvir sons diferentes ao assistir a partes diferentes da transmissão ao vivo. Essa playlist traz uma série de vídeos com áudio nesse formato.

Assim como os vídeos em 360 graus, as transmissões ao vivo nesse formato poderão ser assistidas tanto por meio de computadores (nos quais os usuários poderão usar o mouse para navegar pela imagem) quanto em dispositivos móveis. Nesses dispositivos, os usuários poderão “girar” os aparelhos para visualizar partes diferentes das transmissões.

Embora o recurso já esteja disponível, o Youtube pretende fazer uma inauduração da novidade durante o festival de música Coachella, que acontece no próximo final de semana nos Estados Unidos. Alguns dos artistas que tocarão no festival terão seus shows transmitidos ao vivo dessa maneira.

publicidade

Live API

O Youtube também oferece a ‘Live API’, uma interface de programação de aplicativos que permite que desenvolvedores insiram funcionalidades de transmissão de vídeo ao vivo em 360 graus em seus aplicativos ou câmeras. Segundo o The Next Web, o site de vídeos do google já tem parcerias com as empresas Big ears, ALLie, Vahanna VR e Orah 4i para o lançamento do novo recurso.