O Snapchat teve uma ideia diferente para celebrar o dia 20 de abril (que é representado como 4/20 na grafia americana, que coloca o mês à frente do dia). A empresa criou um filtro especial, que coloca o rosto do cantor Bob Marley sobre a face dos usuários.

Para quem não sabe: os números 4 e 20 estão profundamente associados ao consumo de maconha, daí a brincadeira com o 20 de abril. Bob Marley, o maior nome da história do reggae, também está vinculado à droga.

Já era de se esperar que a novidade causaria polêmica, mas surpreendentemente, as principais reclamações não são a que você esperava. Muitos críticos reclamam de que o recurso é, essencialmente, uma blackface digital, um tipo de representação de pessoas negras considerada racista, em que pessoas brancas pintam o rosto de preto, caricaturando os negros.

Há quem reclame que a brincadeira faz apologia à maconha, enquanto outros fãs também reclamam que o filtro reduz Bob Marley a um estereótipo relacionado ao uso da droga. As reclamações vêm de todos os lados.

publicidade

Em comunicado, o Snapchat justifica o filtro:

“O filtro que lançamos hoje foi criado em parceria com o Bob Marley Estate, e dá às pessoas uma nova forma de compartilhar sua apreciação por Bob Marley e sua música. Milhões de Snapchatters apreciaram a música de Bob Marley, e nós respeitamos sua vida e suas conquistas”.

Via The Verge